sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Como configurar as cores 1, 2, 3 e 4 nas peças dos veículos e resolver o bug das texturas transparentes

Olá Pessoal vou tentar nesta postagem explicar como configurar as cores 1, 2, 3 e 4 nas peças dos veículos e resolver o bug das texturas transparentes, e vou deixar os modelos pra download pra facilitar um pouco ok. Vamos lá (lembrando que é dificil explicar assim por texto escrito hehe):

1- baixe o seguinte arquivo e abra no ZM; Download exemplo

2- use as seguintes configurações nas texturas e nas propriedades das peças modeladas, conforme imagens abaixo:





3- fazendo tudo como esta nas imagens o carro obedecerá as duas cores configuradas no arquivo "carcols.dat" (cor 1 e cor 2) lembrando que eh possivel utilizar ate 4 cores num mesmo mod ( cor 1, cor 2, cor 3, e cor 4) mas poe enquanto vamos abordar apenas 2 cores:

4- dica: importe o arquivo "exemplo.dff" junto com o mod que esta fazendo e apenas configure as propriedades de suas peças modeladas e use as texturas carregadas pelo ZM (cor1 e cor2) isso facilita as coisas.

Peças invisiveis:

Pode ser por dois motivos que eu conheço:

1- no gta e no ZM as peças possuem cor sólida apenas vistas por um lado, sendo transparentes do lado oposto, assim é possível alternar o lado visível das peças com a função "flip", conforme imagem abaixo:


Se a mesma peça tiver partes com a textura solida do lado certo e com partes do lado errado, é mais facil usar um "datach" para separar a parte errada da certa e só"flipar" o que for preciso.

2- outra coisa que as vezes é necessária para acertar a cor da peça, é resetar a peça na sua orientação no "world" e resetá-la "offset" no seu "parent" raiz ou no "dummy" em que esta linkado:
(lembrando que a função "keep object" segura a peça na posição atual sem mover o modelo, caso seja desmarcada a peça se move para o centro do "parent" ou "dummy" a que esta linkado)


3- após tudo isso feito, a peça poderá estar ainda invisível ou toda escura...então é necessário ajustar as surfaces, clicando nela primeiro com a opção "calculate" selecionada e depois com a opção "smooth" para atenuar as arestas. blz.


4- se ainda assim ainda estiver escura ou manchada a peça pode ser arrumada fazendo-se um remapeamento da textura na peça, conforme passos abaixo:


Acho que assim seria possível resolver os problemas de cores, mapeamento e texturas, lembrando que vc sempre deve fazer backup das etapas concluídas de seu mod, ou configurar o autosave do seu ZM! para evitar perda do trabalho...blz?!

Tudo isso aqui abordado está melhor explicado em diversos videos no Youtube (dentre muitos que não ajudam tambem...não desistam de procurar ok)

Dúvidas, erros no tutorial e help, deixem comentários ok?! Um abraço, tchau.

13 comentários:

  1. Nos meus mods quando preciso fazer aparecer cor sólida dos dois lados da peça (dentro e fora) a única coisa que pude fazer eh criar uma cópia da peça...reduzir um pouquinho o tamanho para que ela fique por dentro da outra(sem ocupar o mesmo espaço, mas aparentemente no
    mesmo lugar) mover a cópia um pouco para não ficar com nenhuma parte colada na peça de fora, dar um 'flip' na peça um 'calculate' e depois um 'smooth' ai aparece cor sólida dos dois lados. Uso isso por exemplo na lataria, usando esse procedimento para fazer a forração interna

    ResponderExcluir
  2. Eae Rodrigo, tava aqui pensando... pq nunca criaram um trio elétrico pra o sa? Tem até um mais é mt maus feito e é caminhão, vc não poderia fazer um trio carreta? Eu até fiz uns 2 aqui em casa mais foi pelo google sketchUp e quero converter pro zmodeler, mais não sei converter, aliás se vc souber comverter faz um tutorial por favor? Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaime...fiz um tutorial rápido para converter o modelo do Sketchup para abrir no ZModeler...confere lá ok:

      http://gtasanandreascarrosbrasileiros.blogspot.com.br/2015/01/como-abrir-no-zmodeler-os-objetos.html

      Um abraço.

      Excluir
  3. Rodrigo, boa noite.
    Não esqueceu do meu Gordini, neh? KKKK...
    Eu queria colocar meu blog como parceiro do seu, como procedo?

    ResponderExcluir
  4. E como coloco seu banner no meu blog?

    ResponderExcluir
  5. Desculpa LZK... To no Chrome do Celular e o corretor do Android soh faz m**** kkkk

    ResponderExcluir
  6. entao LZK não esqueci do Gordini não kkk jah modelos As lanternas traseiras e somatória novos e ele jah esta com ImVehFt e Steering....

    ResponderExcluir
  7. eh soh me passar o link do seu banner que eu coloco no blog... o meu banner ta neste link:
    https://imageshack.com/a/img132/821/nz9r.gif

    valeu...qualquer coisa soh avisar blz

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo o link do meu banner é esse aqui: http://www.bassteam.com.br/bannerlzk.gif.
    Quanto ao Romi Isetta, eu coloquei prints dela e da nova TrailBlazer na C-Box semana passada, você viu? Caso não, eu repasso as prints para vc novamente...
    Em breve passo o Romi em .Z3D para vc colocar pra mim no GTA, se puder, flw? Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sim conferi todas estão demais! ate achei que a Romi ja estava no game por causa duma print que esta de lado...ficou perfeita!

      Excluir
  9. Ah, já adicionei seu banner no meu blog, caso queira conferir, o link é esse: http://lzkworkshop.blogspot.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa valeu LZK! Já vou adicionar o seu banner...pode conferir que ja apereceu blz...parceria firmada!

      Excluir