quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Como abrir no ZModeler os objetos modelados no Google Sketchup - Tutorial rápido

Olá Pessoal, pra atender ao pedido aqui do blog, estou colocando aki um método simples de conseguir abrir no ZModeler os obejetos modelados no Sketchup, o precesso não é 100% garantido e gera alguns bugs...mas nada dificil de arrumar...esse método é bom pra quem quer ganhar experiência e quer um desafio pra melhorar na edição, confiram abaixo:

Você vai precisar dos seguintes programas:

1 - Google Sketchup;
2 - Blender;
3 - ZModeler

1º passo: Salve seu modelo pelo Sketchup no formato .skp, ou baixe algum modelo nesse formato para o objeto, carro ou peça desejada;



2º passo:, então abra normalmente pelo menu "abrir":


3º passo: acesse o menu exportar, e selecione "exportar modelo 3d":


4º passo: selecione o formato "collada .dae", clique em "opções" e marque os itens da caixa opções conforme a imagem abaixo:


5º passo: após escolher o local para salvar o seu modelo, clique em "exportar" para criar o seu arquivo ".dae" na pasta selecionada e aguarde:


6º passo: abra o Blender da forma tradicional:

 7 º passo: no Blender, selecione o menu "importar" e escolha Collada (Default) formato ".dae"

8º passo: encontre o arquivo ".dae" que você criou usando o Sketchup:



9º passo: marque a opção "import units" clique em "import COLLADA" e aguarde:
(importante ressaltar que nesta etapa podem surgir erros de importação ou incompatibilidade ok!?)



10º passo: visualize o seu modelo no Blender mas não faça alterações ok:



 11º passo: utilize o menu File/Export/Wavefront (.obj) para exportar seu modelo no formato ".obj" que é reconhecido pelo ZModeler:


12º passo: clique no dropdown "Export OBJ" e marque as caixas conforme a imagem abaixo, a seguir dê um nome ao seu modelo, clique no botão "Export OBJ" e aguarde:



13º passo: hora se abrir o ZModeler, abra normalmente e clique em "Import", selecione o arquivo ".obj" que você criou com o Blender, e marque a caixa "Use Materials (*.MTL):



14º passo: escolha a opção desejada para a importação (aqui você define de que forma/sequência as peças irão aparecer no ZM. Particularmente eu prefiro que apareçam na sequência por material (conforme mostrado na imagem abaixo), isso ajuda porque a maioria das peças estão separadas em várias partes, assim fica mais facil de organizar tudo; mas se você preferir pode importar na sequencia de nomes: 


15º passo: clique em importar e aguarde, pronto... seu modelo está aberto no ZModeler, note que existem alguns bugs, mas éh coisa fácil de arrumar: 


Observação: note que na lateral do ZM estão listadas as peças, organizadas na ordem por "materials" (texturas do arquivo MTL) assim fica mais facil identificar as peças inteiras:


È claro que nesse estágio ainda esta longe do veículo ir para o game, mas com dedicação e paciência e acima de tudo muito capricho...o mod fica muito bom.

Dúvidas, erros no tutorial, críticas e sugestões, deixem comentários:

Um abraço a todos os parceiros e amigos!

11 comentários:

  1. iai rodrigo blz!, cara tem como fazer alguns mods rurais para gta san também como trator emplementos agricolas carretas e caminhões como por ex:carregado de leite ração soja etc!???

    ResponderExcluir
  2. Rodrigão, UM MUITO OBRIGADO a você por ter esclarecido como exportar o carro para .OBJ no ZModeler. Antes, quando exportava o carro do .3DS para o .OBJ, o carro aparecia exportado como "default", sem separação dos materiais, me dava um trabalhão ter que separar peça a peça do 3DS para o ZM... Agora ele exporta de forma íntegra, com a lista de materiais e sem bugs... Agora é possível salvar o Romi em .Z3D!!! Logo logo te passo o fonte na C-Box. Valeu mais uma vez, amigão!

    ResponderExcluir
  3. Opa que bom meu amigo....bom saber que o tutorial mesmo feito meio as pressas pode ajudar e facilitou a vida pros parceiros na hora de importar os modelos no ZM. Essa troca de informação é muito importante e todos saem ganhando!
    Um abraço e obrigado também por compartilhar seus trabalhos com a galera!
    No aguardo...Valew!

    ResponderExcluir
  4. Link do Z3D aqui: http://www.bassteam.com.br/Romi-Isetta-1956.rar

    ResponderExcluir
  5. Opa, brigadão, era justamente isso que eu queria, valeu Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Ai depois de tudo isso, como faz para que o veiculo funcione no jogo? E isso tambem funciona com modelos de armas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafterman....pra deixar o mod pronto para funcionar no game o processo é lento e detalhado para que o resultado fique bom...mas procurando bem tutoriais na net não fica difícil de aprender ok!? Creio que para mod de armas o procedimento é o mesmo porém não sei te responder porque nunca as editei blz. Obrigado pela visita/comentário.

      Excluir
  7. Tenho uma biblioteca boa de vários carros que poderia ir pro jogo, por exemplo, alguns Jeeps CJ-3A e o CJ-3B ''Cabeça de Cavalo'' , CJ-5 e ainda o jipe M151. Tambem tou preparando um pack de armas. Qualquer coisa posso te mandar os arquivos.

    ResponderExcluir
  8. tem como fazer o processo contrario?? tipo pegar um bloco já preparado pro gta como uma ambulancia da Samu e reverter ela para o SKETCHUP?

    ResponderExcluir
  9. tem como fazer o processo contrario?? tipo pegar um bloco já preparado pro gta como uma ambulancia da Samu e reverter ela para o SKETCHUP?

    ResponderExcluir