Você vai precisar dos seguintes programas:
1 - Google Sketchup;
2 - Blender;
3 - ZModeler
1º passo: Salve seu modelo pelo Sketchup no formato .skp, ou baixe algum modelo nesse formato para o objeto, carro ou peça desejada;
2º passo:, então abra normalmente pelo menu "abrir":
3º passo: acesse o menu exportar, e selecione "exportar modelo 3d":
4º passo: selecione o formato "collada .dae", clique em "opções" e marque os itens da caixa opções conforme a imagem abaixo:
5º passo: após escolher o local para salvar o seu modelo, clique em "exportar" para criar o seu arquivo ".dae" na pasta selecionada e aguarde:
6º passo: abra o Blender da forma tradicional:
7 º passo: no Blender, selecione o menu "importar" e escolha Collada (Default) formato ".dae"
8º passo: encontre o arquivo ".dae" que você criou usando o Sketchup:
9º passo: marque a opção "import units" clique em "import COLLADA" e aguarde:
(importante ressaltar que nesta etapa podem surgir erros de importação ou incompatibilidade ok!?)
10º passo: visualize o seu modelo no Blender mas não faça alterações ok:
11º passo: utilize o menu File/Export/Wavefront (.obj) para exportar seu modelo no formato ".obj" que é reconhecido pelo ZModeler:
12º passo: clique no dropdown "Export OBJ" e marque as caixas conforme a imagem abaixo, a seguir dê um nome ao seu modelo, clique no botão "Export OBJ" e aguarde:
13º passo: hora se abrir o ZModeler, abra normalmente e clique em "Import", selecione o arquivo ".obj" que você criou com o Blender, e marque a caixa "Use Materials (*.MTL):
14º passo: escolha a opção desejada para a importação (aqui você define de que forma/sequência as peças irão aparecer no ZM. Particularmente eu prefiro que apareçam na sequência por material (conforme mostrado na imagem abaixo), isso ajuda porque a maioria das peças estão separadas em várias partes, assim fica mais facil de organizar tudo; mas se você preferir pode importar na sequencia de nomes:
15º passo: clique em importar e aguarde, pronto... seu modelo está aberto no ZModeler, note que existem alguns bugs, mas éh coisa fácil de arrumar:
Observação: note que na lateral do ZM estão listadas as peças, organizadas na ordem por "materials" (texturas do arquivo MTL) assim fica mais facil identificar as peças inteiras:
È claro que nesse estágio ainda esta longe do veículo ir para o game, mas com dedicação e paciência e acima de tudo muito capricho...o mod fica muito bom.
Dúvidas, erros no tutorial, críticas e sugestões, deixem comentários:
Um abraço a todos os parceiros e amigos!
iai rodrigo blz!, cara tem como fazer alguns mods rurais para gta san também como trator emplementos agricolas carretas e caminhões como por ex:carregado de leite ração soja etc!???
ResponderExcluirRodrigão, UM MUITO OBRIGADO a você por ter esclarecido como exportar o carro para .OBJ no ZModeler. Antes, quando exportava o carro do .3DS para o .OBJ, o carro aparecia exportado como "default", sem separação dos materiais, me dava um trabalhão ter que separar peça a peça do 3DS para o ZM... Agora ele exporta de forma íntegra, com a lista de materiais e sem bugs... Agora é possível salvar o Romi em .Z3D!!! Logo logo te passo o fonte na C-Box. Valeu mais uma vez, amigão!
ResponderExcluirOpa que bom meu amigo....bom saber que o tutorial mesmo feito meio as pressas pode ajudar e facilitou a vida pros parceiros na hora de importar os modelos no ZM. Essa troca de informação é muito importante e todos saem ganhando!
ResponderExcluirUm abraço e obrigado também por compartilhar seus trabalhos com a galera!
No aguardo...Valew!
Link do Z3D aqui: http://www.bassteam.com.br/Romi-Isetta-1956.rar
ResponderExcluirOpa, brigadão, era justamente isso que eu queria, valeu Rodrigo
ResponderExcluirAi depois de tudo isso, como faz para que o veiculo funcione no jogo? E isso tambem funciona com modelos de armas?
ResponderExcluirOlá Rafterman....pra deixar o mod pronto para funcionar no game o processo é lento e detalhado para que o resultado fique bom...mas procurando bem tutoriais na net não fica difícil de aprender ok!? Creio que para mod de armas o procedimento é o mesmo porém não sei te responder porque nunca as editei blz. Obrigado pela visita/comentário.
ExcluirTenho uma biblioteca boa de vários carros que poderia ir pro jogo, por exemplo, alguns Jeeps CJ-3A e o CJ-3B ''Cabeça de Cavalo'' , CJ-5 e ainda o jipe M151. Tambem tou preparando um pack de armas. Qualquer coisa posso te mandar os arquivos.
ResponderExcluirtem como fazer o processo contrario?? tipo pegar um bloco já preparado pro gta como uma ambulancia da Samu e reverter ela para o SKETCHUP?
ResponderExcluirtem como fazer o processo contrario?? tipo pegar um bloco já preparado pro gta como uma ambulancia da Samu e reverter ela para o SKETCHUP?
ResponderExcluirTutorial pratico e fácil. Obrigado!
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