quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Tutorial de como adaptar carros para o ImVehFt (nível básico)

Olá Pessoal conforme combinei com o LZK, estou começando o tutorial de como adaptar os veículos para o Improved Vehicles Features - ImVehFt, começando com o mais básico ok: 

Vamos lá:

1º - Você deve saber que as luzes, lanternas e farois dos veículos do GTA SA são texturizados com base em duas imagens iguais, porem uma com aparencia de "apagada" e outra com aparencia de "aceso" que se alternam no modelo para fazer acenderem os farois, devem saber tambem que os fachos de luz tanto dos faróis quanto das setas e luzes de freio são posicionados e direcionados por "dummys" com nomes e orientações especificas. tudo bem até agora!?
As imagens estão dentro de: GTA San Andreas\models\generic\vehicle.txd (use o TXDWorkshop para abrir o "vehicle.txd" e extraí-las para a pasta onde esta o .dff que será editado) as imagens são as seguintes:

vehiclelights128

vehiclelightson128

2º - No GTA SA esse mod ImVehFt dá mais funções no uso destas texturas e tambem adiciona novos dummys em pontos especificos e que não existem nos veículos originais do game, por exemplo: no game original existem os dummys dos faróis dianteiros (headlights) e luzes traseiras (taillights), e o ImVehFt ativa novos recursos para os veículos que foram adaptados a ele e tiveram a adição de novos dummys: farol de neblina (foglights), setas (indicator_rr, indicator_lr, etc), luz de freio (breaklights) luz de ré (reverselights) e faróis traseiros (luz vermelha lanterna) neste tutorial vamos abordar somente estes dummys e posteriormente talvez continuemos;

3º - Junto ao download do ImVehFt você encontrara uma pasta dedicada aos desenvolvedores e nela existe um arquivo .z3d do ZModeler que vc deverá abrir no ZM antes de importar o seu ,dff do veículo para editá-lo:
(arquivo obtido na MixMods.blogspot.com) 

4º- Crie uma pasta para servir de base para seu trabalho, dentro desta pasta coloque os aquivos .dff e .txd do veículo a ser adaptado, Coloque tambem o arquivo "example_materials_and_dummies(for old 2.0 version).z3d" que você encontra na pasta "Developer information' dentro da pasta do ImVehFt que vc baixou.


5º -  Extraia na pasta criada, junto ao arquivo citado acima todas as texturas do arquivo "vehicle.txd"  (pasta raiz do game\models\generic\vehicle.txd) + todas as texturas do arquivo .txd do veículo, Neste ponto vc escolherá com qual formato de imagem vc vai trabalhar, (todas as imagens tem que ser do mesmo tipo, podendo ser .bmp ou .tga ou .png , escolha preferencialmente o .bmp se não for usar nenhum alpha (transparência), caso deseje utilizar transparência escola o formato .tga


6º -  Crie uma copia da imagem "vehiclelights128" dentro da mesma pasta do game e de o nome de "vehiclelights" (sem aspas é claro), e não esqueça que tem que ser do tipo de imagem escolhido ( .bmp  ou .tga ), Crie uma copia da imagem "vehiclelightson128" dentro da mesma pasta do game e de o nome de "vehiclelights_on" (sem aspas);

7º - Abra o ZModeler (sempre use a versão mais nova que conseguir, a minha é a 2.2.4.0), você pode encontrar facilemnte na net, no Blog tambem está disponível.
No ZM vá em File->Open e escolha o arquivo "example_materials_and_dummies(for old 2.0 version).z3d" e clipe em Open, Você verá que já apareceram os dummys: 


8º - Abra o menu de texturas do ZM e adicione a texturas "vehiclelights" para todas as texturas que aparecem na lista, Configure a imagem abaixo:


9º - Agora importe o .dff do veículo e confira se todas as texturas foram importadas corretamente, visualize o carro na oção 3D, Em seguida posicione os dummys no veícúlo conforme os faróis, luzes traseiras, luzes de freio e setas, conforme a imagem abaixo, aproveite tambem para incluir os dummys dentro da hierarquia de peças do veículo, deixe tudo organizado e em ordem para facilitar o serviço:



10º - Não esqueça de configurar o ZM para salvar automaticamente seu trabalho em intervalos predeterminados ok, Pois pode ocorrer o bug abaixo e você perder parte do trabalho...o que é muito chato!


11º -  Um detalhe importante e que dificulta é que o ZM não consegue importar do .dff as configurações de textura próprias do ImVehFt, mesmo de um carro jah adaptado, portanto siga seu trabalho sempre salvando o arquivo no formato .z3d, assim somente exporte os .dff para teste e salve o .z3d, e sempre que reabrir o projeto abra pelo seu ultimo .z3d salvo ok.

12º - Neste ponto o carro já esta funcionando com o ImVehFt, pois os dummys já funcionam (muitos carros que adapto faço assim por infelismente não ter muito tempo para o passo seguinte), Vamos lá agora deixe o ZM mostrando apenas as lanternas traseiras e e os dummys da parte de trás e em seguida da frente, para facilitar a aplicação das texturas:

13º - Agora conforme cada seta, luz de ré ou farol, selecione apenas os poligonos que correspondem ao dummy já posicionado e aplique apenas nestes poligonos a textura correspondente ao dummy, prestando atenção ao lado certo (esquerda ou direita) e repita esse processo em cada trecho da lanterna e tambem nos faróis da frente e das luzes de neblina, assim cada dummy vai acender e cada textura também vai acender o trecho da lanterna ou o farol correspondente aos comandos do ImVehFt, preste atenção na imagem e você saberá o que fazer:






14º - Por ultimo adicione as texturas "vehiclelights" e "vehiclelights_on" ao arquivo .txd do carro que vc está editando e salve, antes não esqueça de marcar a opção "compressed" e respeitar a proporção do tamanho da imagem caso você tenha mais experiência e queira utilizar uma imagem personalizada ou a imagem la lanterna original (como eu fiz com meu Opala SS e a Caravan que estão no Blog) utilizei as imagens das lanternas originais destes carros e editei a textura, dá mais trabalho mas vale a pena...no Puma também fiz isso);


15º - Se você fez tudo direito... Parabéns, é só curtir seu carro adaptado ao ImVehFt!

Observação: este tutorial foi feito de maneira rápida e básica, procurando sanar as duvidas e permitir a realização de um bom trabalho, entretanto se você encontrou erros ou se com seu projeto você tevê dificuldades, por favor deixe nos comentários as suas duvidas ok?! até logo e Bom Trabalho!

Video tutorial do autor do ImVehFt:



Créditos: Alexey

6 comentários:

  1. iai rodrigo blz encina como trocar carroceria e rodas de caminhão para gta san

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  2. Rodrigo, por favor responda meu comentário. Gostei muito do seu Mercedes Benz Monobloco 362, e por isso senti vontade de converte-lo para omsi; gostaria de saber se tenho sua permissão para isso?

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    1. Olá Carlos Daniel, pode converte-lo sim sem problemas, depois que terminar me passa o link pra eu baixar ok, um abraço!

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  3. ei Rodrigo, a maioria dos links estão off, se der tenta reupa-los no mediafire

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  4. Poderia adaptar esse para mim? http://www.mediafire.com/file/1009uzlehlhzdu1/Buick+Roadmaster.zip

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  5. Precisa excluir os dummys que vem no carro para poder por esses que vem junto com o ImVehFt 2.0.2

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