Olá Pessoal, pra atender ao pedido aqui do blog, estou colocando aki um método simples de conseguir abrir no ZModeler os obejetos modelados no Sketchup, o precesso não é 100% garantido e gera alguns bugs...mas nada dificil de arrumar...esse método é bom pra quem quer ganhar experiência e quer um desafio pra melhorar na edição, confiram abaixo:
Você vai precisar dos seguintes programas:
1 - Google Sketchup;
2 - Blender;
3 - ZModeler
1º passo: Salve seu modelo pelo Sketchup no formato .skp, ou baixe algum modelo nesse formato para o objeto, carro ou peça desejada;
2º passo:, então abra normalmente pelo menu "abrir":
3º passo: acesse o menu exportar, e selecione "exportar modelo 3d":
4º passo: selecione o formato "collada .dae", clique em "opções" e marque os itens da caixa opções conforme a imagem abaixo:
5º passo: após escolher o local para salvar o seu modelo, clique em "exportar" para criar o seu arquivo ".dae" na pasta selecionada e aguarde:
6º passo: abra o Blender da forma tradicional:
7 º passo: no Blender, selecione o menu "importar" e escolha Collada (Default) formato ".dae"
8º passo: encontre o arquivo ".dae" que você criou usando o Sketchup:
9º passo: marque a opção "import units" clique em "import COLLADA" e aguarde:
(importante ressaltar que nesta etapa podem surgir erros de importação ou incompatibilidade ok!?)
10º passo: visualize o seu modelo no Blender mas não faça alterações ok:
11º passo: utilize o menu File/Export/Wavefront (.obj) para exportar seu modelo no formato ".obj" que é reconhecido pelo ZModeler:
12º passo: clique no dropdown "Export OBJ" e marque as caixas conforme a imagem abaixo, a seguir dê um nome ao seu modelo, clique no botão "Export OBJ" e aguarde:
13º passo: hora se abrir o ZModeler, abra normalmente e clique em "Import", selecione o arquivo ".obj" que você criou com o Blender, e marque a caixa "Use Materials (*.MTL):
14º passo: escolha a opção desejada para a importação (aqui você define de que forma/sequência as peças irão aparecer no ZM. Particularmente eu prefiro que apareçam na sequência por material (conforme mostrado na imagem abaixo), isso ajuda porque a maioria das peças estão separadas em várias partes, assim fica mais facil de organizar tudo; mas se você preferir pode importar na sequencia de nomes:
15º passo: clique em importar e aguarde, pronto... seu modelo está aberto no ZModeler, note que existem alguns bugs, mas éh coisa fácil de arrumar:
Observação: note que na lateral do ZM estão listadas as peças, organizadas na ordem por "materials" (texturas do arquivo MTL) assim fica mais facil identificar as peças inteiras:
È claro que nesse estágio ainda esta longe do veículo ir para o game, mas com dedicação e paciência e acima de tudo muito capricho...o mod fica muito bom.
Dúvidas, erros no tutorial, críticas e sugestões, deixem comentários:
Um abraço a todos os parceiros e amigos!